O que é a sustentabilidade
Sustentabilidade nos dicionários está definida como a capacidade de ser sustentável. Mesmo parecendo uma redundância, este conceito quando aplicado em relação à actuação humana face ao meio ambiente em que vive é plenamente compreendido e assenta como uma luva.
Neste contexto, entendemos que sustentabilidade é a capacidade de um indivíduo, grupo de indivíduos ou empresas e aglomerados produtivos em geral, têm, de se manterem inseridos num determinado ambiente sem, contudo, impactar violentamente esse meio. Assim, pode-se entender como a capacidade de usar os recursos naturais e, de alguma forma, devolvê-los ao planeta através de práticas ou técnicas desenvolvidas para esse fim.
Desta forma, pode-se dizer que um empreendimento sustentável, devolve ao meio ambiente todo ou parte dos recursos que processou e garante uma boa qualidade de vida às populações que nele actuam ou que vivem nas imediações ou na área afectada pelo projecto, garantindo assim, uma longa vitalidade e um baixo impacto naquela região durante gerações.
Muito além das definições, o ideal de sustentabilidade total, onde toda a influência provocada por um agrupamento humano ou em empreendimentos, é anulado através dos procedimentos adoptados ainda é muito difícil. Mesmo assim, é importante ter em mente que adoptar as práticas que transformem a nossa presença em determinado lugar o mais sustentável possível é a única saída para determos a degradação ambiental que estamos experimentando nos últimos anos assim como as graves alterações climáticas.
É necessário entender que a sustentabilidade é muito mais do que conhecer apenas o seu significado bonito e orientado para empresas e organizações ligadas ao meio ambiente. É muito importante entender e saber que a adopção de práticas sustentáveis na vida de cada indivíduo é um factor decisivo para possibilitar a sobrevivência da raça humana e a continuidade da disponibilidade dos recursos naturais.
Ao actuarmos de forma irresponsável e queimarmos indiscriminadamente os recursos naturais, sem dar tempo ao planeta para se recuperar, estamos provocando a escassez de recursos necessários à nossa sobrevivência e dificultando a vida de milhões de pessoas. Um exemplo clássico disso é a falta de água potável que muitas comunidades vêm enfrentando em alguns países e que, se uma forma mais grave de escassez se manifestar, acabará causando guerras pela posse e conquista das fontes de água potável remanescentes.
http://www.acores.com/?page=art_det&ida=1759
Gostei do texto. xD
ResponderEliminarMas acho que deviam pôr as letras um bocadinho maiores
bjx R&R
Assim será (:
ResponderEliminar